A ANAV – Associação Nacional das Agências de Viagens considera que, após meses de conversações com a Ryanair relativamente ao novo ‘Portal do Agente de Viagens’ que a companhia aérea lançou, “o resultado global do diálogo ficou aquém das expectativas legítimas do setor”. A ANAV explica, ainda, que a Ryanair se mantém inflexível na estratégia de acesso direto ao cliente final, contornando o papel fundamental das agências de viagens no ecossistema turístico nacional, e rejeita esta abordagem por considerá-la lesiva para os interesses das agências e dos seus clientes.
A ANAV sublinha ainda que o portal apresentado não responde a várias das exigências que foram colocadas pela associação em nome do setor, tais como:
- Transparência total na relação contratual com as agências de viagens;
- Garantia de não contacto direto com o cliente final;
- Suporte pós-venda acessível e eficaz via agências de viagens.
“O chamado ‘Portal do Agente de Viagens’ da Ryanair pode rapidamente transformar-se num artificio enganoso para as agências de viagens”, afirma Miguel Quintas, presidente da Associação. E acrescenta: “A companhia aérea continua a utilizar um discurso de aproximação, mas insiste em retirar as agências de viagens da equação, apropriando-se do cliente final de forma subreptícia. Estamos perante uma tentativa clara de desintermediação, camuflada de parceria”.
A ANAV afirma que apelará às instâncias nacionais e europeias competentes para que este tipo de práticas, que distorcem o equilíbrio do mercado, sejam escrutinadas e, quando necessário, travadas.